Nosso Código de Ética

ÍNDICE:

Quem somos

Nosso jeito

DIRETRIZES DE ÉTICA EMPRESARIAL

Compromissos da AD Palestras & Treinamentos
– Ética e cidadania corporativas
– Administração, transparência e prestação de contas
– Conduta com os públicos de relacionamento

 

DIRETRIZES DE CONDUTA NO AMBIENTE DE TRABALHO

  • Conduta pessoal
  • Conduta profissional
  • Conflitos de interesses

– Proteção das informações e do know-how da AD Palestras & Treinamentos
– Relações de parentesco na AD Palestras & Treinamentos
– Relações com clientes e fornecedores
– Cortesias (brindes, presentes, favores, etc.)
– Cortesias no relacionamento e marketing institucional
– Contribuições (patrocínios, doações, etc.)
– Contribuições para o Setor Público
– Candidatura de administradores e colaboradores a cargos públicos eletivos
– Atividades externas
– Sociedade em empresas

  • Empréstimos, comércio, coletas e jogos entre colegas

 

COMUNICAÇÃO DE DESVIOS ÉTICOS

– Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação
– Ouvidoria
– Canais de Contato
– Proteção a denunciantes

 

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

 

ABRANGÊNCIA DO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

 

INTRODUÇÃO

O Código de Ética e Conduta da AD Palestras & Treinamentos é dirigido a todos os membros da administração, aos colaboradores e estagiários da AD Palestras & Treinamentos para servir como referência na atuação pessoal e profissional. Os colaboradores devem conhecê-lo e fazê-lo conhecido, observando e defendendo seu cumprimento. Este Código contribui para estabelecer um padrão de relacionamento respeitoso e transparente, com o objetivo de nos orientar a sempre proceder de acordo com os nossos Valores e Princípios Éticos. Neste sentido, o Código especifica:

a. os compromissos da AD Palestras & Treinamentos com a sociedade, em especial com seus colaboradores, clientes, consumidores e fornecedores;

b. os padrões de conduta esperados dos colaboradores no exercício de suas responsabilidades pessoais e profissionais.

Por isso, é essencial que cada colaborador o leia atentamente, de forma a poder usá-lo diariamente como guia de suas ações e decisões. Temos certeza de que ele é um instrumento de trabalho extremamente útil e necessário, capaz de nos inspirar na condução da AD Palestras & Treinamentos e na arte de transformar nossa conduta pessoal e profissional em exemplo para todos.

Luiz Augusto Dutra Bastos
Diretor da AD Palestras & Treinamentos
CNPJ. 21.202.845/0001-30

 

QUEM SOMOS

A empresa AD Palestras & Treinamentos, cuja razão social é L Augusto Dutra Bastos ME, CNPJ. 21.202.845/0001-30, sediada na Rua Treze de Maio, 110 sala 402, em Campos dos Goytacazes atua no ramo de prestação de serviços na área de palestras, treinamentos e desenvolvimento gerencial e profissional.

Vale ressaltar que esta empresa encontra-se cadastrada na Petronect (portal de prestadores de serviços da Petrobras), estando habilitada a prestar serviços em todo território nacional. Recentemente passamos a fazer parte do rol de empresas que prestam serviços no complexo portuário do Super Porto do Açu, em São João da Barra, RJ.

Empresas que já conhecem nossos serviços: Petrobras, Transpetro, Baker Hughes, Technip, Instituto Federal Fluminense (IFF), Multitek, Odebrecht, Agila, LLX, Acciona, Tracomal, Prumo Logística Global, BosKalis, Concremat, Mecanorte, IBM,Cushman & Wakefid, Holanda Engenharia, Elecnor, Aggreko, Tricon,Vetor Engenharia, Envitek, Marpen Construtora, dentre outras.

 

NOSSO JEITO

Uma empresa é um organismo vivo. Tem personalidade, imagem e cultura próprias. É constituída por profissionais com características e habilidades diferentes, mas que, juntos, se complementam em busca de objetivos e sonhos em comum. Resumimos aqui os Valores, a Missão e a Visão da AD Palestras & Treinamentos. Elementos que fazem parte do nosso jeito de ser, que são reflexo da nossa maneira de pensar e orientação para o nosso modo de agir. A identidade da AD Palestras & Treinamentos, afirmada ao longo da nossa trajetória e aqui registrada, é resultado da percepção de todos e de cada um de nós. É a vivência da identidade da AD Palestras & Treinamentos que garantirá uma empresa cada vez mais vitoriosa. Juntos, construiremos o futuro da AD Palestras & Treinamentos!

 

DIRETRIZES DE CONDUTA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Sabemos que o modo como realizamos nossas tarefas, honramos compromissos e nos comportamos revela o valor que atribuímos aos outros e a nós mesmos, pois nossos hábitos e atitudes tanto influenciam positivamente a confiança que recebemos quanto geram descrédito, dando origem a insatisfações pessoais e profissionais. Daí a importância de aprimorarmos continuamente a qualidade de nosso trabalho e cultivarmos ambientes motivadores e que estimulem a cooperação: essa é a melhor forma de protegermos nossa dignidade pessoal.

Conduta pessoal

  • Cumpra sempre as normas e as políticas, processos e procedimentos estabelecidos. Só faça aquilo que tem certeza que pode fazer; na dúvida, busque orientação com seu gestor imediato ou área de Recursos Humanos.
  • Cultive a cordialidade nos relacionamentos e procure resolver os desentendimentos ou mal entendidos com cuidado, respeito e acolhimento.
  • Pratique o diálogo e não a imposição de um ponto de vista; ouça com atenção e respeite a opinião alheia ainda que você discorde dela.
  • Ajude os colegas a realizar um bom trabalho e oriente com paciência e interesse aqueles que o procuram.
  • Jamais induza alguém ao erro ou cause-lhe prejuízo.
  • Dê o devido crédito às ideias e realizações dos colegas e não apresente ideias, opiniões e preferências pessoais como se fossem da AD Palestras & Treinamentos ou dos seus administradores ou colaboradores.
  • Não use o nome da AD Palestras & Treinamentos, cargo ou influência para obter benefícios pessoais ou para parentes, amigos ou terceiros.
  • Não discrimine alguém por sua etnia, gênero ou por suas preferências políticas, sexuais, religiosas, culturais ou por suas deficiências.
  • Não adote condutas ofensivas, sejam verbais, físicas ou gestuais.
  • Não reproduza boatos e maledicências.
  • Se errar, não oculte o fato; seja transparente e verdadeiro e esforce-se para mitigar suas consequências e aprender com elas.
  • Participe com pontualidade e dedicação das ações de educação e treinamento oferecidas pela AD Palestras & Treinamentos.
  • Cuide das instalações, recursos, equipamentos e materiais de trabalho e somente os utilize para fins pessoais em caso de uma emergência que não coloque em risco a integridade dos bens da AD Palestras & Treinamentos.
  • Adote os preceitos do consumo consciente: não desperdice água, energia, papel, objetos de plástico, materiais de escritório, etc, e pratique a coleta seletiva.
  • Evite desequilíbrios financeiros, pois eles acarretam prejuízos de ordem pessoal e profissional.
  • Apresente-se no ambiente de trabalho em pleno estado de normalidade (sem embriaguez, uso de drogas, etc); o uso de drogas ilícitas é crime e compromete a atuação profissional, ao prejudicar gravemente a vida de seus usuários, perturbar o ambiente de trabalho e poder causar situações de risco para os demais.
  • Zele pela aparência pessoal, vestindo-se adequadamente à função desempenhada.
  • Não divulgue informações da AD Palestras & Treinamentos ou comente situações de seu cotidiano de trabalho em redes sociais.

Conduta profissional

  • Realize seu trabalho com zelo, foco nos interesses da AD Palestras & Treinamentos e em conformidade com a empresa e com este Código de Ética e Conduta.
  • Mantenha-se atualizado sobre os avanços de sua área profissional e, quando for o caso, obtenha as certificações necessárias ao exercício de seu cargo.
  • Não permita que os negócios e operações da AD Palestras & Treinamentos sejam usados para atos ilícitos ou criminosos (corrupção, propina, lavagem de dinheiro, fraude, etc.). Para tanto, entre outras precauções, conheça e cumpra as diretrizes e práticas da AD Palestras & Treinamentos relativas ao assunto.
  • Jamais aconselhe, difunda informações ou negocie com base em rumores ou dados não confiáveis.
  • Conheça e cumpra as políticas e demais normas da AD Palestras & Treinamentos.
  • No relacionamento com clientes, fornecedores e demais públicos, procure os canais competentes para atender solicitações ou resolver conflitos que estejam fora de suas atribuições.
  • Peça orientação ao seu gestor imediato e à área de comunicação corporativa antes de participar de entrevistas e programas na mídia convencional ou virtual. Não fale em nome da AD Palestras & Treinamentos sem autorização prévia.
  • Não use redes sociais ou softwares não disponibilizados pela AD Palestras & Treinamentos para realizar suas atividades profissionais.

 

Conflitos de interesses

Surge quando interesses pessoais se opõem aos da AD Palestras & Treinamentos e vice-versa. Essas situações põem em risco nossa reputação e, por isso, precisam ser administradas com transparência e devem ser prontamente comunicadas à Ouvidoria.

 

Proteção das informações e do know-how da AD Palestras & Treinamentos

  • As informações e o know-how (conhecimentos, tecnologias, métodos, sistemas, softwares, etc.) que circulam internamente são de propriedade da AD Palestras & Treinamentos e, por isso, não podem ser usados para fins particulares nem repassados a terceiros sem prévia autorização.
  • Solicite a autorização de um diretor antes de utilizar informações e know-how da AD Palestras & Treinamentos em atividades e publicações externas: aulas, congressos, palestras, trabalhos acadêmicos, livros, revistas, etc.
  • Utilize as informações e know-how da AD Palestras & Treinamentos apenas em benefício dela e de seus públicos de relacionamento.
  • Respeite a privacidade dos clientes e fornecedores mantendo em sigilo seus cadastros, informações, operações, serviços contratados, etc.
  • Proteja e impeça o vazamento de qualquer documento ou informação que possa causar prejuízo ou desconforto a pessoas ou empresas.
  • Certifique-se de que outros setores da AD Palestras & Treinamentos não tenham acesso a informações não-públicas que circulam em sua área.
  • Na hipótese de se desligar da AD Palestras & Treinamentos, não leve cópia de informações, processos, softwares ou qualquer outro tipo de conhecimento que sejam propriedade da AD Palestras & Treinamentos.

 

Relações de parentesco na AD Palestras & Treinamentos

  • É vedada a contratação de parentes (avós, pai/mãe, irmãos, cônjuge/companheiro(a), filhos, sogros, genro/ nora e enteados) nas seguintes condições: (i) com subordinação direta ou indireta; (ii) para cargos com relacionamento operacional em atividades que requeiram segregação de função dos colaboradores ativos (ex: financeiro vs supply chain, auditoria, supply chain vs recebimento, etc.), evitando conflitos de interesse.
  • É permitida a contratação de parentes de funcionários ativos em funções correlatas na mesma área, desde que não haja conflitos de interesse (ex: trabalhador rural, operadores de produção, etc.); no momento dessa indicação, administradores e colaboradores deverão informar a relação de parentesco existente ao seu gestor e ao responsável pela contratação.

Relações com clientes e fornecedores (fornecedores de produtos, prestadores de serviços, parceiros comerciais, parceiros de negócios, etc.)

  • Antes de realizar negócios particulares com profissionais, empresas e gestores de empresas que sejam clientes ou fornecedores da AD Palestras & Treinamentos, administradores e colaboradores devem obter autorização de seu gestor imediato.

Cortesias (brindes, presentes, favores, etc.)

  • Não se deve aceitar ou oferecer cortesias de qualquer natureza: presentes, gratificações, favores, descontos em transações de caráter pessoal, viagens de negócios ou lazer, convites para participar de eventos e quaisquer outras cortesias.
  • Se as práticas de mercado realmente exigirem uma troca de cortesias, restrinja seu valor (na oferta e no recebimento) ao limite estabelecido em norma interna da AD Palestras & Treinamentos.
  • No relacionamento com o setor público, é vedado oferecer ou receber cortesias para/de funcionários públicos ou ocupantes de cargos políticos e seus partidos.

Cortesias no relacionamento e marketing institucional (convite para conhecer novos, produtos e serviços; participação como autor ou ouvinte em palestras, encontros, etc.)

  • Na oferta, é permitido incluir despesas com viagens, transporte local, hospedagem, alimentação, inscrição, etc.
  • No recebimento, essas despesas devem ser cobertas pela AD Palestras & Treinamentos, quando possível e a juízo do diretor executivo responsável.

Contribuições (patrocínios, doações, etc.)

  • Antes de receber ou oferecer contribuições, administradores e colaboradores devem informar seu gestor imediato sobre essa intenção.
  • As contribuições devem ser praticadas em conformidade com as leis, normas e regulamentos dos países em que a AD Palestras & Treinamentos está presente.
  • As contribuições não devem influenciar processos de tomada de decisão, dar margem para essa interpretação ou serem praticadas em troca ou a título de antecipação de qualquer favor.
  • As contribuições realizadas em nome da AD Palestras & Treinamentos devem ser previamente aprovadas pela Comissão de Investimentos Sociais.

Contribuições para o Setor Público

  • As contribuições para entidades e pessoas do Setor Público devem ser aprovadas pela Comissão de Investimentos Sociais e devem estar atreladas a ações e parcerias que visem o benefício da coletividade ou o aperfeiçoamento do serviço público.

Candidatura de administradores e colaboradores a cargos públicos eletivos

  • Antes de se candidatarem a cargos públicos eletivos, administradores e colaboradores devem informar seu gestor imediato sobre essa intenção.

Atividades externas

  • O trabalho em outras empresas ou organizações como funcionário, prestador de serviço, consultor, diretor ou conselheiro, não pode conflitar em nenhum sentido (natureza, tempo, etc.) com as atividades realizadas na AD Palestras & Treinamentos.
  • Antes de assumir atividades em outras empresas ou organizações, administradores e colaboradores devem informar seu gestor imediato sobre essa intenção.

Sociedade em empresas

  • A participação em outras empresas ou organizações como sócio, sócio-diretor ou sócio-investidor não pode conflitar em nenhum sentido (natureza, tempo, etc.) com as atividades realizadas na AD Palestras & Treinamentos.
  • Antes de assumir responsabilidades em outras empresas e organizações, administradores e colaboradores devem informar seu gestor imediato sobre essa intenção.

Empréstimos, comércio, coletas e jogos entre colegas

  • Não solicite ou conceda empréstimos a colegas de trabalho.
  • Não compre nem venda qualquer mercadoria ou serviço nas dependências da AD Palestras & Treinamentos.
  • A participação em rateios ou coletas para custeio de comemorações, doações, etc. é facultativa e voluntária e os valores das contribuições não podem ser divulgados.
  • Não promova a realização de rifas, bolões, jogos com premiações, etc.

 

COMUNICAÇÃO DE DESVIOS ÉTICOS

Administradores e colaboradores são responsáveis por garantir que este Código de Ética e Conduta seja cumprido e, além de agir em conformidade com ele, devem comunicar prontamente a suspeita ou o conhecimento de violação de suas diretrizes à Ouvidoria.

Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação:

A gestão deste Código de Ética e Conduta cabe ao Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação, órgão de assessoramento do Conselho de Administração da AD Palestras & Treinamentos, competindo-lhe:

  • Avaliar continuamente as normas contidas no documento e, se necessário, atualizá-las;
  • Deliberar sobre dúvidas de interpretações.

Ouvidoria

    • Recebe e analisa:

– Manifestações (sugestões, consultas, críticas, elogios e denúncias) relativas ao Código de Ética e Conduta da AD Palestras & Treinamentos. – Dilemas éticos, conflitos de interesses e dúvidas de interpretação e situações não previstas no Código de Ética e Conduta da AD Palestras & Treinamentos.

    • Encaminhamento pós-análise

– Os casos de desvios éticos são encaminhados ao diretor responsável pela área relatada com cópia ao Presidente e ao Presidente do Conselho de Administração. – Trimestralmente, a Ouvidoria reportará os trabalhos executados ao Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação, bem como fará uma apresentação semestral de suas atividades à Diretoria e ao Comitê de Auditoria e Gerenciamento de Riscos. – Os casos envolvendo administradores deverão também ser comunicados ao Presidente do Comitê de Pessoas, Governança e Nomeação.

Canais de Contato

Os conflitos de natureza ética, desvios de conduta e eventuais relatos ou denúncias sobre a não observância deste Código devem ser encaminhados à Ouvidoria por meio dos seguintes canais:

– E-mail: [email protected] – Intranet: preenchimento de formulário eletrônico, l

– Caixas coletoras disponíveis em cada unidade da empresa.

– Atendimento eletrônico: ligar para 22 998388696

– Carta: Rua: Treze de Maio, 110/402 – 4º andar – A/C Ouvidoria AD Palestras & Treinamentos

Em todos os canais de contato disponíveis, o manifestante poderá se identificar ou efetuar relato anônimo. O sigilo e a confidencialidade são garantidos. Eventualmente, poderá solicitar atendimento pessoal, que acontecerá em local reservado.

    • Proteção a Denunciantes

– Administradores ou colaboradores que tentarem ou praticarem retaliação contra quem comunicar suspeitas ou colaborar na apuração de violações deste Código de Ética e Conduta estarão sujeitos a medidas disciplinares previstas em norma da AD Palestras & Treinamentos.

 

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

Administradores e colaboradores que violarem o Código de Ética e Conduta da AD Palestras & Treinamentos estarão sujeitos às sanções disciplinares previstas em norma interna.

ABRANGÊNCIA DESTE CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

O Código de Ética e Conduta da AD Palestras & Treinamentos foi aprovado pelo Conselho de Administração. As diretrizes deste Código devem ser seguidas por todos os colaboradores da AD Palestras & Treinamentos, inclusive pelos seus administradores.